Análise: Lady Gaga – Americano

25 de setembro de 2011
A análise de todas as músicas do álbum Born This Way, a análise é feita por Lucas Alvarenga explica e expões todos os pontos de cada música do álbum, todos os dias você vai conferir aqui uma música na ordem do encarte, confira abaixo a quinta análise:






AMERICANO


Letra
I met a girl in east L.A.
In floral shorts as sweet as May
She sang in eights in two Barrio chords
We fell in love
But not in court

La la la la la la la
La la la la la la la
La la la la la la la

I don’t
I don’t

Aaaahhh America
Americano

Mis canciones son de la re revolución
Mi corazón me duele por mi generación
If you love me
we can marry on the west coast
On a wednesday,
En el verano o en agosto

I don’t speak your
I don’t speak your
Language, oh no
I don’t speak your
I won’t speak your
Jesus Cristo

Aaaahhh America
Americano
Aaaahhh America
Americano

I will cry for, I have fought for
How I love you
I have cried for I will die for
How I care
In the mountains, las campanas
Están sonando
Todo los chicos (chicas), y los chicos (chicas)
Se están besando

Chorus 1

I don’t speak your
I won’t speak your
Americano
I don’t speak your
I won’t speak your
Jesus Cristo

Aaaahhh America
Americano

Don’t you try to catch me
Don’t you try to catch me
No, no, no
I’m living on the edge of
Living on the edge
Of the law, law law
Tradução
Eu conheci uma garota na costa-leste de Los Angeles
Ela vestia um short floral, doce como a primavera
Ela cantou acordes de oitavas pelo bairro
Nós nos apaixonamos,
Mas não no tribunal

La-la-la-la-la-la
La-la-la-la-la-la
La-la-la-la-la-la

Eu não
Eu não

Aaaahhh América,
Americano

Minhas canções são de re-revolução
Meu coração dói pela minha geração
Se você me ama
Nós podemos casar na costa-oeste
Numa quarta-feira
Em um verão de agosto

Eu não falo o seu
Eu não falo o seu
Idioma, oh não
Eu não falo o seu
Eu não vou falar o seu
Jesus Cristo

Aaaahhh América,
Americano

Eu irei lutar, eu tenho lutado pelo
Quanto eu te amo
Eu tenho chorado pelo, eu morrerei pelo
Quanto eu me importo
Nas montanhas, os sinos
Estão tocando
Todos os garotos (garotas), e os garotos (garotas)
Estão se beijando

Refrão 1

Eu não falo o seu
Eu não falo o seu
Americano, oh não
Eu não falo o seu
Eu não vou falar o seu
Jesus Cristo

Aaaahhh América,
Americano

Não tente me capturar,
Não tente me capturar,
Não, não, não
Eu estou vivendo fora,
Vivendo fora da lei, lei, lei, lei
“Eu canto na música sobre leis da imigração e casamento gay e todos esses tipos de coisas que devemos fazer pelos países da América.”

TEMA: Política: Leis de Imigração e Casamento Gay / Religião

Essa é uma das músicas mais conceituais do álbum, onde cada detalhe está ali por um motivo. Vamos começar pelo princípio.

Após o barulho de uma arma sendo carregada, GaGa diz que conhece uma garota na costa-leste de Los Angeles. A escolha dessa cidade foi intencional, uma vez que o número de imigrantes espanhóis chega a ultrapassar o número de habitantes nacionais. Por esse motivo, GaGa fala espanhol durante uma grande parte da música, além de deixar a sonoridade latina fluir durante toda a canção.
GaGa fala “barrio”, que significa bairro em espanhol, mas na cultura americana é usado pra se referir a grandes centros urbanos dos EUA, e um deles é a costa leste de Los Angeles (O Arizona é um barrio, grave esse nome que mais pra frente será útil).
Ainda na introdução, GaGa conta que se apaixona pela garota dos shorts florais, mas não na frente do juiz. E é aí que a confusão começa: o casamento gay é proibido em Los Angeles.

GaGa abre o primeiro verso resumindo os ideais das músicas de Born This Way: “minhas músicas são revolucionárias”. Em seguida, convida a garota a casar-se na costa oeste, onde o casamento gay é permitido – na costa oeste dos EUA, cidades como Connecticut, Iowa, Massachusetts, New Hampshire, Vermont e Washington permitem a união civil entre gays.

No segundo verso, a garota é a personificação da nossa juventude. Quando GaGa diz que vai lutar, chorar e morrer por ela (e dentro da música, pelo direito delas se casarem na costa leste), GaGa na verdade quer dizer que ela vai lutar, chorar e morrer por nós, pela nossa geração.

No mesmo verso, GaGa diz que os sinos estão tocando nas montanhas. São na verdade sinos de casamento, e daí surge mais uma referência à união civil gay: ela diz que todos os garotos estão se beijando, assim como as garotas, mostrando uma utópica liberdade sexual em plena América.

No refrão, GaGa afirma ao juiz, que representa a América, que não fala três coisas: seu idioma, seu americano e seu Jesus Cristo.
Que a GaGa não fala idioma latino-americanos todo mundo sabe.
Não falar seu Americano tem haver com o ‘American Dream’ (Sonho Americano). A GaGa luta pelo direito ao casamento gay, pelas leis de imigração e pela igualdade, e a América tem suas raízes ainda fincadas em pensamentos ultrapassados quando trata-se de igualdade.
E Não falar o seu Jesus Cristo é o que pode causar mais controversas. A bíblia pode dizer que ser gay é errado, mas a sua última palavra não é o amor? Deus não mandou amar o outro como se fosse a si mesmo? O verso baseia-se nisso: para GaGa, todos somos iguais perante Deus e todos temos direito ao casamento. Por isso ela não fala o seu Jesus Cristo, porque o Jesus Cristo dela é diferente do da igreja.

No fim da música, GaGa diz para não tentarem pega-la, pois ela está vivendo fora da lei. No começo da música, ela diz que “conheceu uma garota na costa-leste de Los Angeles”, mostrando que ela não é da região, é na verdade uma imigrante. É uma crítica às leis de imigração, freqüentes nesses países latinos com grande fluxo de imigração, e também uma crítica ao ‘PROP 8’, lei que determinava inválido o casamento gay no Arizona e que foi uma inspiração para a música.
Isso explica porque ela é uma fugitiva da lei: é uma imigrante e tem ideais considerados revolucionários, como o direito ao casamento gay.

A música termina de maneira trágica, com o som de uma arma sendo carregada e disparada a seguir, atingindo a fugitiva da lei e mostrando marcas ainda enraizadas na subordinação do governo, na religião e na sociedade homossexual.
 

Vídeo Destaque

PARCEIROS

    
    

Lady Quem ?

Lady Gaga é o nome artístico de Stefani Joanne Angelina Germanotta, nascida no dia 28 de março de 1986 na cidade de Nova York, Filha de Joseph Germanotta e Cythnia Germanotta Tendo uma unica Irmã chamada Natali Germanotta.