Análise: Lady Gaga – Bloody Mary

28 de setembro de 2011

Você vai acompanhar aqui no World Of Gaga News a análise de todas as músicas do álbum Born This Way, a análise é feita por Lucas Alvarenga explica e expões todos os pontos de cada música do álbum, todos os dias você vai conferir aqui uma música na ordem do encarte, confira abaixo a oitava análise:

BLOODY MARY
Ouça a música no canal oficial da Lady Gaga no Vevo:
Letra
Money

Love, is just a history that they may prove
And when you’re gone I’ll tell them my religion’s you
When Pontius to kill the king upon his throne
I’m ready for their stones.

I’ll dance, dance, dance
With my hands, hands, hands
Above my head, head, head
Like Jesus said.

I’m gonna dance, dance, dance
With my hands, hands, hands
Above my head, dance together
Forgive him before he’s dead, because

I won’t cry for you
I won’t crucify the things you do
I won’t cry for you, see,
When you’re gone,
I’ll still be Bloody Mary.

LOVE!

We are not just art for Michelangelo to carve
He can’t rewrite the agro of my furied heart
I wait, on mountain tops in Paris cold
Je ne veux pas mourrir toute seule

Pre-Chorus

Chorus

GaGa
Dum dum da da da
Dum dum da da da d-d-da da da
Dum dum da da da

Chorus

Oh, Liberdade,
Mi amor
Tradução
Dinheiro.

O amor é apenas uma história que eles podem comprovar.
E quando você se for, eu irei dizer a eles que minha religião é você.
Quando Pôncio-Pilatos vier para matar o rei em seu trono,
Eu estarei pronta para suas pedras.

Eu irei dançar, dançar, dançar,
Com minhas mãos, mãos, mãos
Acima da minha cabeça, cabeça, cabeça,
Como Jesus disse.

Eu vou dançar, dançar, dançar
Com minhas mãos, mãos, mãos
Acima da minha cabeça, de mãos juntas,
Perdoá-lo antes que ele esteja morto, porque

E não vou chorar por você,
Eu não vou crucificar as coisas que você faz.
Porque eu não vou chorar por você, entenda,
Quando você for eu ainda serei Maria Sangrenta.

AMOR!

Nós não somos apenas arte para Michelangelo esculpir
Ele não pode reescrever a hostilidade do meu coração enfurecido
Eu irei esperar no topo das montanhas no frio de Paris.
Eu não quero morrer sozinha.

Pré-refrão
Refrão

GaGa
Dum dum da da da
Dum dum da da da d-d-da da da
Dum dum da da da

Refrão

Liberdade,
Meu amor.
“Bloody Mary é bastante sutil. É sobre Maria sendo divina e humana ao mesmo tempo, com um subtexto sobre o papel de uma mulher que é destinada a ser uma superstar e uma mulher real ao mesmo tempo. Eu acredito que Maria Madalena foi divina e humana. Ela teve que ser forte quando Jesus teve que cumprir a profecia de morrer pelos pecados de todos, mas ela ainda assim teve seu momento de humanidade quando decidiu deixá-lo ir. Ela tinha que ser uma superstar, mas deve ter chorado também. Na música, eu estou lutando entre a realidade e a fantasia. É inspirada no meu carro e em Maria Madalena – a maior namorada de um rockstar.”
TEMA: Amor e perdão / Religião
Duas coisas influenciaram essa música: Maria Madalena e o carro da GaGa. Vamos começar pela menos interessante delas.

GaGa tem um carro chamado Bloody Mary, um Rolls Royce vermelho-sangue. Quando ela falou que a música tinha sido inspirada pelo carro, eu não havia entendido porque o carro dela tinha esse nome. Fui pesquisar sobre a lenda e eis a resposta:
“Segundo a lenda, quem pronunciar seu nome três vezes em frente ao espelho de um banheiro irá convocar Maria Sangrenta, que arrancará seus olhos. A lenda se baseia na história de uma bruxa que foi executada há 100 anos, mas histórias mais recentes contam que uma moça morreu em um acidente de carro e ficou com a face totalmente desfigurada.”
A lenda é original dos Estados Unidos, e acho que a GaGa resolveu por esse nome em seu carro devido a versão que envolve um acidente (e claro, pela cor do carro). É fácil perceber a influência da lenda na música quando nota-se que GaGa repete ‘Bloody Mary’ exatas três vezes.

Agora, a segunda influência para a música: Maria Madalena. A música trata de uma confissão da santa no papel da amada de Jesus Cristo e fala sobre perdoá-lo antes dele ser crucificado. Para entendê-la, é necessário saber duas coisas: a importância de Maria Madalena para Jesus Cristo e entender que na música, ambos são destinados a cumprir uma profecia.

Maria Madalena não é um personagem que recebe muito destaque na bíblia. Existem poucas passagens sobre ela, o que deixa impreciso afirmar qualquer coisa sobre. Basicamente, existem três teses sobre qual era a importância dela para Cristo:
1) Jesus a purificou dos sete demônios por ser uma prostituta e só. A bíblia não deixa claro nenhuma relação entre os dois.
2) Era uma das apóstolas de Jesus Cristo. A igreja vai contra essa afirmação.
3) Além da apóstola mais devota, era também a esposa de Jesus e com ele teve um filho. Não preciso nem falar o que a igreja acha disso.

A canção é escrita do terceiro ponto de vista, ou talvez apenas do segundo, basta ler as duas primeiras linhas pra entender. O primeiro verso trata da dedicação da santa para com Jesus e deixa claro que Maria sabe da profecia de que Jesus morreria pelo pecado de todos, quando diz “quando você se for, direi que minha religião é você”, além de evidenciar de que mesmo após sua crucificação, ela continuará a ser uma devota, sua fé não se abalará e ela ainda assim será uma cristã.
A terceira linha fala sobre Pôncio-Pilatos, que foi quem condenou Jesus à crucificação, onde Jesus é representado na letra como o rei. Maria afirma que quando Pôncio-Pilatos vier, ela estará pronta para suas pedras. A questão de ser apedrejada é uma referência clara à uma passagem da bíblia:
“Trouxeram a Jesus uma mulher que fora apanhada em adultério. Puseram-na no meio da multidão e disseram: agora mesmo esta mulher foi apanhada em adultério, a lei de Moisés nos manda apedrejá-la.”
Na bíblia, Maria Madalena não foi apedrejada porque Jesus a perdoou de seus pecados, mas esse verso mostra que além de saber que Jesus seria entregue e crucificado, ela também aceitou o fato, uma vez que está disposta a ser apedrejada até a morte por ele.

Na ponte que liga os versos ao refrão, fica claro mais uma vez que Maria Madalena sabia que Jesus iria morrer: “perdoá-lo antes que ele esteja morto”. Também mostra que Maria Madalena vai continuar a orar, quando ela diz que vai dançar com as mãos juntas.
O refrão é o clímax da música. Maria entende que tudo faz parte de uma profecia e aceita isso, ela não irá chorar quando Jesus morrer pelos pecados de todos, mas quando isso acontecer, ela ainda será Bloody Mary. O fato de a GaGa caracterizar Maria como ‘Bloody Mary’ dispõe duas interpretações:
Bloody, no sentido literal, significa ensangüentada, sangrenta, uma forma de mostrar toda a dor, todo o sofrimento e angústia sofridos por Maria Madalena na crucificação de Jesus, além de ser uma forma de destacar sua humanidade.
Porém, Bloody no sentido figurado significa maldito, indesejável, e pode ser que a GaGa esteja querendo dizer que assim que Jesus morrer, ela será novamente uma prostituta, pois afinal como já foi dito antes, ele a livrou dos sete demônios. Ou seja, quando ele se for, ela será novamente a Maria maldita, a prostituta Maria.

No segundo verso, Maria diz que ela e Jesus “não são apenas arte para Michelangelo esculpir”. Só existe uma escultura feita por Michelangelo que tenha Maria Madalena e Jesus juntos: a ‘Pietà’. Pietà significa piedade e consiste na arte cristã de representar Maria, mãe de Jesus, com seu filho no colo após a crucificação. Esse trecho implica que a perda de uma pessoa amada pode ser dolorosa até mesmo para Maria Madalena, e que a arte não tem o direito e nem é capaz de descrever essa dor.
A terceira linha desse verso mostra que Maria Madalena espera pelo retorno de Jesus nas frias montanhas de Paris. Talvez a GaGa se refira a algum lugar específico, mas não posso afirmar. Nas montanhas mais altas de Paris encontra-se a ‘Basílica do Sagrado Coração’, assim como em Paris também existe uma igreja chamada ‘Igreja de Madalena’.
A última linha do segundo verso é também a última coisa que Maria Madalena declara na música, se levarmos em conta que tudo em diante vai ser repetido: “Eu não quero morrer sozinha”. Essa afirmação desesperada são suas palavras finais, disfarçadas pelo francês, concluindo a confissão completamente.
Após o término do segundo refrão, assim como no fim de cada, um coral entoa a palavra GaGa repetidas vezes, usando o mesmo recurso que eu destaquei em Government Hooker, para criar uma espécie de mantra, dando um ar mais religioso à música, além de soar arrepiante, oculto e obscuro, assim como os sentimentos de Maria Madalena durante a crucificação.

No começo da música GaGa canta ‘money’ repetidas vezes. Como essa parte não está no encarte, alguns acreditam ser honey, outros bloody. Money é o que menos faz sentido no contexto da música, mas é o que mais parece ser pronunciado. A única explicação pro verso é que a GaGa escreveu a música pro The Fame Monster, e talvez ainda possuísse alguma influência na época.
Se eu procurar uma explicação mais concreta, o máximo que consigo achar é uma antítese: Money x Love. A GaGa grita “Love” assim que todo refrão acaba e talvez queira dizer mais uma vez que ou você tem amor, ou fama. Parando pra pensar, até que faz algum sentido, Jesus e Maria Madalena eram famosos e não foram bem sucedidos no amor. Pensei nessa última explicação de última hora, não tenho certeza quando a isso, mas vale à pena comentar.

No fim, GaGa diz “liberdade, meu amor”, ou talvez, “liberdade e amor”, ninguém sabe ao certo. Mas em ambos os casos, não fica difícil imaginar o quanto um pouco de liberdade na vida de Maria Madalena e Jesus Cristo seria gratificante.

No sentido mais bíblico, eu estou além do arrependimento”. Essa música mostra Maria Madalena além do arrependimento: ela foi perdoada por Jesus e também o perdoou, aceitou sua a sua morte e seguiu em frente. Ela continuou a ser Bloody Mary.
 

Vídeo Destaque

PARCEIROS

    
    

Lady Quem ?

Lady Gaga é o nome artístico de Stefani Joanne Angelina Germanotta, nascida no dia 28 de março de 1986 na cidade de Nova York, Filha de Joseph Germanotta e Cythnia Germanotta Tendo uma unica Irmã chamada Natali Germanotta.