Análise: Lady Gaga – Hair

27 de setembro de 2011
A análise de todas as músicas do álbum Born This Way, a análise é feita por Lucas Alvarenga explica e expões todos os pontos de cada música do álbum, todos os dias você vai conferir aqui uma música na ordem do encarte, confira abaixo a sexta análise:




HAIR

Letra

Ooh, ooh, ooh, ooh, oh
Ooh, ooh, ooh, ooh, ooh, woah

Whenever I’m dressed cool,
My parents put up a fight.
(Uh huh, uh huh)

And if I’m hot shot,
Mom will cut my hair at night.
(Uh huh, uh huh)

And in the morning,
I’m short of my identity.
(Uh huh, uh huh)

I scream Mom and Dad,
Why can’t I be who I wanna be?
(Uh huh, uh huh) to be.

I just wanna be myself,
And I want you to love me for who I am.
I just wanna be myself,
And I want you to know, I am my hair.

I’ve had enough, this is my prayer,
That I’ll die living just as free as my hair.
I’ve had enough, this is my prayer,
That I’ll die living just as free as my hair.
I’ve had enough, I’m not a freak,
I’m just keep fighting to stay cool on the streets
I’ve had enough, enough, enough,
And this is my prayer, I swear,
I’m as free as my hair.
I’m as free as my hair.
I am my hair.
I am my hair.

As free as my hair, hair, hair,
Hair, hair, ha-ha-ha-hair,
Hair, hair, hair,
Hair, hair, ha-ha-ha-hair.

Sometimes I want some
Racoon or red highlights.
(Uh huh, uh huh)

Just because I want my friends,
To think I’m dynamite.
(Uh huh, uh huh)

And on Friday rocks city
High school dance.
(Uh huh, uh huh)

I got my bangs too hot,
That I don’t stand a chance.
(Uh huh, uh huh) a chance.

Chorus

I just want to be free, I just want to be me
And I want lots of friends who invite me to their parties.
I don’t wanna change, and I don’t wanna be ashamed.
I’m the spirit of my Hair, it’s all the glory that I bare.

I am my hair, I am my hair
I am my hair, I am my hair
(It’s all the glory that I bare)

I’m my hair, yeah, yeah, yeah

Tradução

Ohh, ohh, ohh, oh
Ohh, ohh, ohh, oh, woah

Toda vez que eu me visto legal
meus pais começam a brigar
(uh huh, uh huh)
E se eu estou deslumbrante,
mamãe irá cortar meu cabelo à noite.
(uh huh, uh huh)

E pela manhã,
Eu estou insegura sobre minha identidade.
(uh huh, uh huh)

Eu grito Mãe e pai,
porque eu não posso ser quem eu quero ser?
(uh huh, uh huh) quero ser.

Eu só quero ser eu mesma,
e quero que você me ame pelo que eu sou.
Eu só quero ser eu mesma,
e quero que você saiba: eu sou meu cabelo.

Eu já aguentei o bastante, e essa é minha prece
que eu vou morrer vivendo livre como meu cabelo.
Eu já aguentei o bastante, e essa é minha prece
que eu vou morrer vivendo livre como meu cabelo.
Eu já agüentei o bastante, eu não sou uma aberração
eu só estou lutando pra estar legal nas ruas.
Eu já aguentei o bastante, bastante, bastante
E essa é minha prece, eu juro.
Eu sou livre como o meu cabelo.
Eu sou livre como o meu cabelo.
Eu sou meu cabelo.
Eu sou meu cabelo.

Tão livre quanto meu cabelo, cabelo, cabelo,
cabelo, cabelo, ca-ca-cabelo,
cabelo, cabelo, cabelo,
cabelo, cabelo, ca-ca-cabelo.

Às vezes eu quero por na cabeça
Um guaxinim na ou mechas bem vermelhas
(uh huh, uh huh)

Só porque quero que meus amigos
Pensem que eu sou demais
(uh huh, uh huh)

E na sexta-feira eu tenho que botar pra quebrar na cidade,
Na escola e na aula de dança
(uh huh, uh huh)

Eu tenho que esconder minhas franjas
Mas eu nem sequer tenho chance.
(uh huh, uh huh) chance.

Refrão

Eu só quero ser livre, eu só quero ser eu mesma,
Eeu quero vários amigos que me convidem pras suas festas.
Eu não quero mudar, e eu não quero me envergonhar,
Eu sou o espírito do meu cabelo, é toda a glória que eu tenho

Eu sou meu cabelo, eu sou meu cabelo
Eu sou meu cabelo, eu sou meu cabelo (é toda a glória que eu tenho)

Eu sou meu cabelo, yeah, yeah, yeah

“Eu usava uniforme na escola, então meu cabelo era minha glória. Eu costumava fazer ciúmes nas outras garotas porque eu costumava usar meus cabelos muito bonitos na escola. Minha mãe costumava ficar furiosa comigo porque ela achava que eu parecia uma maluca.”

TEMA: Identidade

Se Born This Way pode ser considerado a espinha do álbum, Hair equivale a uma das costelas. A música fala sobre ser você mesmo acima de todas as dificuldades.

GaGa mostra no primeiro verso as constantes brigas com os pais, que contestavam o modo da garota se vestir quando era mais nova. Quando costumava ir pra escola, GaGa era obrigada a usar uniformes, então seu cabelo era a única coisa que podia diferenciá-la dos demais. Por isso, ela passava a noite inteira produzindo seu cabelo, e enquanto dormia, a mãe desmanchava-o, deixando GaGa insegura sobre sua identidade.

No segundo verso GaGa define algum de seus visuais já usados, como colocar um guaxinim na cabeça ou pintar mechas vermelhas, e diz que ela gosta que seus amigos pensem que ela é “dinamite” – que pode estar no sentido de ser demais, explosiva, ou simplesmente parecer que está com uma dinamite na cabeça.
As últimas duas linhas desse verso possuem um significado bem estranho. Acho que o que a GaGa quis dizer é que às quinta-feira, ela tinha aulas de dança e tinha que ir pra escola, mas como ela deveria estar de maneira uniforme, ou seja, sem chamar atenção e igual a todos os outros alunos, sua franjas a entregariam, pois afinal não havia como ela esconde-las e ela não tinha chance de não chamar atenção.

No refrão, GaGa diz que vai morrer livre assim como seu cabelo sempre foi, e afirma que não é uma louca, só quer estar legal nas ruas. Clarence fecha o refrão tocando saxofone e lembrando GaGa sua infância e o tanto que ela lutou para estar onde está hoje e com a liberdade de expressão que tem. Seu cabelo é a sua glória conquistada.
 

Vídeo Destaque

PARCEIROS

    
    

Lady Quem ?

Lady Gaga é o nome artístico de Stefani Joanne Angelina Germanotta, nascida no dia 28 de março de 1986 na cidade de Nova York, Filha de Joseph Germanotta e Cythnia Germanotta Tendo uma unica Irmã chamada Natali Germanotta.