Análise: Lady Gaga – Judas

24 de setembro de 2011
A análise de todas as músicas do álbum Born This Way, a análise é feita por Lucas Alvarenga explica e expões todos os pontos de cada música do álbum, todos os dias você vai conferir aqui uma música na ordem do encarte, confira abaixo a quarta análise:





  
 JUDAS



Letra
Woah woah woah woah woah
I’m in love with Juda-as, Juda-as
Woah woah woah woah woah
I’m in love with Juda-as, Juda-as

Judas, Juda-ah-ah
Judas, Juda-ah-ah
Judas, Juda-ah-ah
Juda Gaga

When he calls to me I am ready
I’ll wash his feet with my hair if he needs
Forgive him when his tongue lies through his brain
Even after three times he betrays me

(Woah-ah-ah-ah, woah-ah-ah-ah)
I’ll bring him down, bring him down down
(Woah-ah-ah-ah, woah-ah-ah-ah)
A king with no crown, king with no crown

I’m just a holy fool, oh baby it’s so cruel
But I’m still in love with Judas baby
I’m just a holy fool, oh baby it’s so cruel
But I’m still in love with Judas baby

Woah woah woah woah woah,
I’m in love with Juda-as, Juda-as
Woah woah woah woah woah,
I’m in love with Juda-as, Juda-as

Judas, Juda-ah-ah
Judas, Juda-ah-ah
Judas, Juda-ah-ah
Judas Gaga

I couldn’t love a man so purely
Even prophets forgave his goofy way
I’ve learned love is like a brick you can
Build a house or sink a dead body

Pre-Chorus
Chorus

Ew!

In the most biblical sense, I am beyond repentance
Fame hooker, prostitute wench, vomits her mind
But in the cultural sense, I just speak in future tense
Judas kiss me if offensed or wear ear condom next time

I wanna love you,
But something’s pullin’ me away from you
Jesus is my virtue, and Judas is the demon I cling to-
I cling to

Chorus

Tradução

Woah woah woah woah woah
Eu estou apaixonada por Juda-as, Juda-as
Woah woah woah woah woah
Eu estou apaixonada por Juda-as, Juda-as

Judas, Juda-ah-ah
Judas, Juda-ah-ah
Judas, Juda-ah-ah
Juda Gaga

Quando ele chama por mim, eu estou preparada
Eu irei lavar seus pés com meu cabelo se for preciso
Perdoá-lo quando sua língua mentir por causa do seu cérebro
Mesmo depois que ele me trair três vezes

(Woah-ah-ah-ah, woah-ah-ah-ah)
Eu vou derrubá-lo, eu vou derrubá-lo, derrubá-lo
(Woah-ah-ah-ah, woah-ah-ah-ah)
Um rei sem coroa, rei sem coroa

Eu sou apenas uma tola santa, oh baby isto é tão cruel
Mas eu ainda estou apaixonada por Judas, baby
Eu sou apenas uma tola santa, oh baby isto é tão cruel
Mas eu ainda estou apaixonada por Judas, baby

Woah woah woah woah woah
Eu estou apaixonada por Juda-as, Juda-as
Woah woah woah woah woah
Eu estou apaixonada por Juda-as, Juda-as

Judas, Juda-ah-ah
Judas, Juda-ah-ah
Judas, Juda-ah-ah
Juda Gaga
Eu não poderia amar um homem tão puramente
Até mesmo profetas perdoaram seu jeito tolo
Eu aprendi que o amor é como um tijolo, você pode
Construir uma casa ou enterrar um defunto

Pré-Refrão
Refrão

No sentido mais bíblico, eu estou além do arrependimento
Prostituta famosa, puta, meretriz, vomitam na sua cabeça
Mas no sentido cultural, eu apenas falo sobre o futuro
Judas, beije-me se ficar ofendido ou use uma camisinha para ouvidos da próxima vez

Eu quero amá-lo,
Mas algo me afasta de você
Jesus é minha virtude e Judas é o demônio a quem recorro
Eu recorro

Refrão
“A música é sobre sempre se apaixonar pelo cara errado. Não é surpresa para ninguém que Judas é um homem bíblico. Você tem que olhar para o que está te atormentando e precisa se perdoar para seguir em frente.”

TEMA: Amor e perdão / Religião
- Essa música vai muito mais além do que eu consigo imaginar e compreender; existem diversas coisas entrelinhas na música, como, por exemplo, o fato de Judas ter dado um beijo em Jesus antes de traí-lo e GaGa mandando Judas beijá-la na ponte. Por isso, essa música talvez seja a mais genial da GaGa e nem tudo eu consegui passar/expressar através dessa análise.

Você pode ter se enganado da primeira vez e achar que estava ouvindo Bad Romance, mas era Judas. A introdução, assim como toda a música, tem uma enorme semelhança com o hit de GaGa. Os arranjos vocais,o refrão grudento, a repetição de palavras e os diversos ‘oh oh oh’ ao longo da música podem se assemelhar, mas em Judas, GaGa levou tudo a um nível superior.

A música fala sobre amar alguém que não te faz bem, porém, encoberto de referências religiosas. No primeiro verso, achamos duas delas:
A primeira, “eu vou lavar seus pés com meus cabelos”, é uma referência a Maria Madalena, que lavou os pés de Jesus e secou com os cabelos.
A segunda, “mesmo depois que ele me trair três vezes”, é uma referência a Pedro, que negou Jesus três vezes antes do galo cantar.

No segundo verso, GaGa admite amá-lo puramente e usa mais uma referência bíblica para caracterizar seu amor por Judas: “o amor é como um tijolo, você pode construir uma casa ou enterrar um defunto”, em referência a Pedro. Pedro significa pedra, e era através dele que Jesus pretendia expandir sua igreja (“construir uma casa”); porém, em uma passagem da bíblia é narrado que Pedro, com o apoio de Jesus, tentou andar sobre as águas, mas perdeu sua fé e afundou (“sink” = afundar. “enterrar um defunto = afundar um corpo”).
Agora que as referências dos dois primeiros versos foram explicadas, vamos focar a idéia da música. Judas foi o homem que traiu Jesus. A música fala sobre amor e perdão e representa uma metáfora entre alguém que a traiu ou algum ex-namorado: nos dois casos, Lüc Carl.

No primeiro verso, GaGa diz que lavaria os pés de Judas mesmo depois de ser traída três vezes, mostrando que mesmo depois de atos horríveis, ele ainda é humano, e que ninguém é perfeito, merecendo o direito ao perdão.

O segundo verso mostra, através do verso “até mesmo profetas perdoam seu jeito tolo”, que até os atos mais horríveis podem ser perdoados, caso Judas quisesse. Na bíblia, é claro que Judas não quis o perdão, mas o remorso o levou ao suicídio. Se ele não tivesse tido a ganância do amor de Jesus, ele poderia ter espalhado a palavra de Deus (“construído uma casa”) ao invés de ser egoísta e cometer suicídio (“um tijolo pode afundar um corpo”).

No refrão, ela admite amar alguém pecador e cheio de imperfeições que a trata mal. Porém, é na ponte da música que as coisas ficam intensas.

No sentido mais religioso, GaGa fala como Maria Madalena, usando mais uma referência: na bíblia, Jesus purificou Maria dos sete demônios porque ela era considerada uma prostituta. Essa idéia esta explícita quando a GaGa diz “Prostituta famosa, puta, meretriz, vomitam na sua cabeça”. Sendo assim, Maria conheceu a experiência do perdão e por isso GaGa fala através dela, pois acredita que todos podem ser perdoados. Na música, GaGa trata a pessoa que ama sem descriminação, nesse caso Judas, quer ele tenha se arrependido dos seus pecados ou não. Maria Madalena não pode julgá-lo – ela pecou sendo uma prostituta, então não tem o direito de julgar outro pecador.
Agora, levando em conta o fato de Maria Madalena ser uma ex-prostituta, sobrou a última linha, onde ela está inferindo que se você não quiser ouvir a verdade (que não podemos julgar ‘judas’, a personificação de um ser humano pecador), então não ouça (use uma camisinha para ouvidos).
Mas no sentido cultural, GaGa fala também sobre seu relacionamento com Lüc Carl. Ela está além do arrependimento e superou isso pra seguir em diante. O fato de dizer que só “fala sobre o futuro” pode ser uma ironia, como se afirmasse não estar falando sobre alguém especificamente – o que é mentira, tanto que em seguida ela manda Judas tapar os ouvidos.

Como se percebe, a ponte é a parte mais significativa da música, é onde o presente e o futuro, e a traição e o perdão, as trevas e a luz se encontram. É Maria Madalena e GaGa além do arrependimento.

No último verso da ponte, GaGa reforça a idéia de amar o cara errado: Jesus é sua virtude, mas é a Judas que ela recorre.

A moral é que o que Judas fez foi um ato horrível, mas a bíblia diz para amar o próximo, portanto, nenhum de nós está em posição de julgar os outros pelo que eles são – sejam pelas diferenças étnicas, religiosas ou sexuais, pelos seus pecados ou seus erros. Você deve perdoar para seguir em frente.

No último refrão, GaGa explora ainda mais os vocais e gemidos, grita “apenas uma tola santa” e demonstra todo o sofrimento dessa relação. Amen Hooker!
 

Vídeo Destaque

PARCEIROS

    
    

Lady Quem ?

Lady Gaga é o nome artístico de Stefani Joanne Angelina Germanotta, nascida no dia 28 de março de 1986 na cidade de Nova York, Filha de Joseph Germanotta e Cythnia Germanotta Tendo uma unica Irmã chamada Natali Germanotta.