Análise: Lady Gaga – Marry The Night

22 de setembro de 2011
Análise de todas as músicas do álbum Born This Way, a análise é feita por Lucas Alvarenga explica e expões todos os pontos de cada música do álbum, todos os dias você vai conferir aqui uma música na ordem do encarte, confira abaixo a primeira análise:





Letra:
I’m gonna marry the night,
I won’t give up on my life,
I’m a warrior queen,
Live passionately, tonight.

I’m gonna marry the dark,
Gonna make love to the stark,
I’m a soldier to my,
Own emptiness, I’m a winner.

I’m gonna marry the night.
I’m gonna marry the night.
I’m gonna marry the night.

I’m gonna marry, the night,
I’m not gonna cry anymore.
I’m gonna marry, the night,
Leave nothin’ on these streets to explore

M-m-m-marry, m-m-m-marry,
M-m-m-marry the night.
Oh m-m-marry, m-m-m-marry,
M-m-m-marry the night.

I’m gonna lace up my boots,
Throw on some leather and cruise,
Down the street that I love,
In my fishnet gloves, I’m a sinner.

Then I’ll go down to the bar,
But I won’t cry anymore,
I’ll hold my whiskey up high,
Kiss the bartender twice, I’m a loser.

Pre-Chorus

Chorus

Nothing’s too cool,
To take me from you,
New York is not just,
A tan that you’ll never loose.

Love is the new,
Denim or black,
Skeleton guns,
Are wedding bells in the attic?

Get Ginger ready,
Climb to El Camino front.
Won’t poke holes in the seat with my heels,
‘Cause that’s where we make love.

Come on and run,
Turn the car on and run.

Chorus
[I'm gonna burn a hole in the road]

I’m gonna marry, marry,
I’m gonna marry, marry,
Come on, come on, the night.

The night, (uh, I’m gonna)
The night, (uh, I’m gonna)
The night, (uh, I’m gonna)
The night, (uh, I’m gonna)

Tradução:

Eu vou casar com a noite,
Eu não desistirei da minha vida,
Eu sou uma rainha guerreira
Vivendo apaixonadamente, esta noite

Eu vou casar com a escuridão,
Farei amor com o vigor
Eu sou um soldado contra
o meu próprio vazio, eu sou uma vencedora

Eu vou casar com a noite
Eu vou casar com a noite
Eu vou casar com a noite

Eu vou casar com a noite
Eu não vou mais chorar
Eu vou casar com a noite
Não deixarei nada nessas ruas pra explorar

C-c-casar, C-c-casar,
C-c-casar com a noite,
Oh C-c-casar, C-c-casar,
C-c-casar com a noite,

Eu vou amarrar minhas botas,
vestir algum couro e viajar
pela rua que eu amo
em minha luva arrastão, eu sou uma pecadora

Então eu irei para um bar
Mas eu não vou mais chorar
Vou erguer o meu uísque
Beijar o barman duas vezes, eu sou uma perdedora

Pré-refrão

Refrão

Nada é tão bom
para me tirar de você,
Nova York não é ‘apenas’,
É uma casa que você sempre vai sentir falta

O amor é o novo
jeans ou a cor preta
Máquinas de vedação
são sinos de casamento no sótão

Prepare “Ginger”
Subo no banco da frente do El Camino,
Não vou fazer buracos no banco com meus saltos
Porque é aí onde nós fazemos amor

Venha e fuja
Ligue o carro e acelere

Refrão
[Eu vou fazer um buraco na estrada]

Eu vou casar, casar,
Eu vou casar, casar
Venha, venha, com a noite

Com a noite (uh, eu vou)
Com a noite (uh, eu vou)
Com a noite (uh, eu vou)
Com a noite (uh, eu vou)
“Marry the Night é sobre estar de volta à Nova York. É sobre minha coragem em dizer: eu odeio Hollywood, eu só quero viver em Brooklyn e fazer música. É sobre não me acostumar com Hollywood e voltar para Nova York, para os meus amigos, minha família e meu velho apartamento onde eu morava.”
TEMA: Sentimentos pessoais.
A música trata do sentimento da gaga de estar em turnê, longe de sua família e seus amigos, e claro, de Nova York. Fica fácil perceber isso no primeiro verso. Não desistir da sua vida tem o mesmo sentido de não desistir dos seus sonhos, de ser uma grande artista, de estar em turnê, longe de todos; por isso nos próximos versos ela diz que é um soldado contra o seu próprio vazio: uma luta dia-a-dia contra a solidão. “Quando você se sentir sozinho, eu estarei sozinha também. E isto é a fama: amor e arte”. Esse trecho do Manifesto of Little Monsters explica bastante esse sentimento.

Fazer uma tradução exata de quando ela diz “Gonna make love with the stark” é complicado, pois ela substantiva a palavra stark que significa potencial. Basicamente, ela fará amor com o potencial, com o robusto, o vigoroso.

O segundo verso mostra GaGa de volta à Nova York, caracterizada de uma forma bem original de si mesma, andando pelas ruas e indo aos bares que ama. Mostra também a dualidade de sentimentos: se antes sentia falta da cidade, agora sente falta do palco, de estar em turnê e, com certeza, dos little monsters. Antes, considerava-se uma vencedora, porém, no segundo verso vira uma pecadora, devido ao estilo de vida que leva em Nova York (festas, bebedeiras, etc) e perdedora, que pode ter dois sentidos:
o primeiro é que em turnê, fazendo o que ama e longe de todos, ela se sente uma vencedora, mas essa aproximação desperta o sentimento de derrota;
O segundo é uma relação com um velho discurso da gaga: ou você tem amor, ou você tem fama. Beijar o garçom mostra que ela pode ser uma vencedora quanto à fama, mas é uma perdedora no amor.

O refrão narra GaGa explorando as ruas de Nova York e, consequentemente, casando com a noite.

A ponte é a parte mais simbólica da música: uma declaração a Nova York. “Tan” é uma forma de se referir à sua casa, lar, abrigo. Sendo assim, nada é tão bom para afastá-la de Nova York, seu lar.
Marry The Night
Na segunda parte, ela cita “skeleton guns”, que literalmente significa armas (guns) de esqueletos (skeleton), o que não faz sentido nenhum. Pesquisei e vi que na verdade são máquinas usadas para se vedar coisas variadas (vide foto acima). O barulho que essas máquinas produzem servirá como sinos no ‘casamento’ com a noite. Talvez tenha algum sentido mais profundo pra GaGa, como por exemplo possuir uma dessas máquinas quando morava em Nova York.

E, no último verso, se é um casamento, Lüc Carl não pode ficar de fora. Ginger é o nome do carro do Lüc, e é um El Camino, carro da década de 70. Prepare Ginger,enquanto subo no banco da frente, e acelere, porque nós vamos queimar o asfalto e casar com a noite.
Lady Gaga 

Créditos: Lucas Alvarenga
 

Vídeo Destaque

PARCEIROS

    
    

Lady Quem ?

Lady Gaga é o nome artístico de Stefani Joanne Angelina Germanotta, nascida no dia 28 de março de 1986 na cidade de Nova York, Filha de Joseph Germanotta e Cythnia Germanotta Tendo uma unica Irmã chamada Natali Germanotta.