Análise: Lady Gaga – The Edge Of Glory

10 de outubro de 2011
A análise de todas as músicas do álbum Born This Way, a análise é feita por Lucas Alvarenga explica e expões todos os pontos de cada música do álbum, todos os dias você vai conferir aqui uma música na ordem do encarte, confira abaixo a análise:





Veja o clipe oficial no canal da Lady Gaga no Vevo:

Letra
There ain’t no reason you and me should be alone
Tonight yeah baby, tonight yeah baby
But I got a reason that you-hoo should take me home tonight
I need a man that thinks it right when it’s so wrong
Tonight yeah baby, tonight yeah baby
Right on the limit’s where we know we both belong tonight

It’s hot to feel the rush
To brush the dangerous
I’m gonna run right to
To the edge with you
Where we can both fall far in love

I’m on the edge of glory
And I’m hangin’ on a moment of truth
I’m on the edge of glory
And I’m hangin’ on a moment with you
I’m on the edge, the edge, the edge, the edge, the edge
I’m on the edge of glory
And I’m hangin’ on a moment with you
I’m on the edge with you

Another shot before we kiss the other side
Tonight yeah baby, tonight yeah baby
I’m on the edge of something final we call life tonight (Alright! Alright!)
Put on your shades ’cause I’ll be dancing in the flames
Tonight yeah baby, tonight yeah baby
It isn’t hell if everybody knows my name tonight (Alright! Alright!)

Pre-Chorus

Chorus

I’m on the edge with you
I’m on the edge with you

Chorus

I’m on the edge with you, with you, with you, with you
I’m on the edge with you, with you, with you, with you
Tradução
Não há motivo para você e eu ficarmos sozinhos
Essa noite é, baby, essa noite, é, baby
Mas tenho um motivo para você me levar para casa essa noite
Preciso de um homem que pense que isto é certo, mesmo sabendo que é errado
Essa noite é, baby, essa noite, é, baby
Bem no limite onde sabemos que é o nosso lugar, hoje à noite

Está quente pra sentir a adrenalina
Para afastar o perigo
Eu vou correr direto para, para o limite com você
Onde nós dois podemos nos apaixonar

Estou à beira da glória
E estou pairando sobre um momento de verdade
Estou à beira da glória
E estou contanto com um momento com você
Estou à beira, à beira, à beira, à beira, à beira, à beira, à beira
Estou à beira da glória
E estou contando com um momento com você
Estou à beira com você

Outra dose antes de beijarmos o outro lado
Essa noite, baby, essa noite, é, baby
Estou à beira de algo final que chamamos de vida essa noite (Certo, certo)
Coloque seus óculos escuros, pois vamos dançar nas chamas
Essa noite, é, baby, essa noite, é, baby
Não é um inferno se todos souberem meu nome essa noite (Certo, certo)

Pré-Refrão

Refrão

Estou à beira com você
Estou à beira com você

Refrão

Estou à beira com você, com você, com você, com você
Estou à beira com você, com você, com você, com você
“A música é sobre seu último momento na terra, antes de deixá-la; o momento da verdade. É uma história triste. Meu avô faleceu há cinco meses, e meu pai e eu fomos nos despedir dele no hospital. Eu assisti meu avô morrer, e, eu acredito que ele olhou para minha avó e percebeu que era um campeão nesta vida e pôde passar ao seu momento de glória. Também é sobre saber, no seu coração, que você talvez nunca tenha um momento tão glorioso antes de morrer, então, viva a vida no limite, entre o céu e o inferno e dance no meio disso, no purgatório.”
TEMA: Amor e morte.

Baseado em romances trágicos onde um casal é separado pelas forças do destino, The Edge Of Glory conta a história de um amor épico que supera os limites da vida. Assim como em Romeu & Julieta, esse amor não pode acontecer em vida: ambos devem morrer para viverem felizes para sempre.

A música começa com as contrações de um coração (nos quatro primeiros segundos da música, não confunda com o barulho instrumental que se dá a seguir), uma forma épica de começar e, posteriormente, de encerrá-la.

Vamos começar não pelo começo, mas pela ponte. Nela, é descrito o momento final que GaGa fala durante toda a música – o momento da morte. Quando se está prestes a morrer (ou morrendo), a taxa de adrenalina no sangue sobe rapidamente e a pessoa começa a suar e ficar ofegante. Na ponte, ela diz que está quente demais pra sentir essa adrenalina. Ela só quer alcançar seu amado no limite, ela precisa correr em sua direção, pois só assim eles poderão se amar. Porém, para isso acontecer e dar certo, ela terá que afastar o perigo e o medo. Perigo de que? Medo de que?
Voltando para o primeiro verso, GaGa diz que não suporta mais ficar longe de seu amado – não existem motivos para eles ficarem sozinhos – e precisa encontrá-lo logo. Mesmo que isso seja errado; mesmo que ele tenha que levá-la pra casa; mesmo que a única maneira deles se reencontrarem seja no limite; mesmo que ela tenha que morrer para revê-lo.

A primeira linha do segundo verso, é uma referência ao costume do seu avô de beber whisky – “outra dose antes de beijarmos o outro lado”, ou seja, vamos aproveitar mais um pouco antes de nos reencontrarmos após a morte, o momento final disso que chamamos de vida.
Quando ela diz para eles colocarem óculos-escuro para dançarem no fogo, não fica claro se ela refere-se ao céu ou ao inferno, uma vez que, não me perguntem por que, no céu também tenha fogo. Porém, acho que essa imprecisão de nada importa, visto que dançar sobre chamas é algo doloroso.

As pessoas encaram a morte daqueles que amam como algo triste e doloroso, mas é também algo glorioso, pois elas tiveram a chance de amar e serem amadas. Quando ela o manda colocar seus óculos escuros, ela diz pra ele estar precavido e preparado para a sua partida desse mundo. Apesar de doloroso, é algo glorioso; e na música, necessário para o reencontro dos dois. É também nessa idéia que se baseia o verso “não será inferno se todos souberem meu nome”. Quantos acreditam que após morrerem irão encontrar pessoas que amam numa outra vida? Não será um inferno se essas pessoas amadas estiverem do outro lado, a sua espera. É nisso que ela acredita – “eu estou contando com um momento com você”.

A música cessa lentamente junto às batidas de coração, e em algum lugar, um amor impossível acontece.
 

Vídeo Destaque

PARCEIROS

    
    

Lady Quem ?

Lady Gaga é o nome artístico de Stefani Joanne Angelina Germanotta, nascida no dia 28 de março de 1986 na cidade de Nova York, Filha de Joseph Germanotta e Cythnia Germanotta Tendo uma unica Irmã chamada Natali Germanotta.