Análise: Lady Gaga – Electric Chapel

7 de outubro de 2011
A análise de todas as músicas do álbum Born This Way, a análise é feita por Lucas Alvarenga explica e expões todos os pontos de cada música do álbum, todos os dias você vai conferir aqui uma música na ordem do encarte, confira abaixo a análise:





ELECTRIC CHAPEL
Ouça a música no canal oficial da Lady Gaga no Vevo:


Letra

My body is sanctuary,
My blood is pure.
Doot doo doo,
Doot doot doo doo.

You want me bad,
I think you’re cool,
But I’m not sure,
Doot doo doo,
Doot doot doo doo.

Follow me don’t be such a holy fool.
Follow me I need something more from you.

It’s not about sex or champagne you holy fool.
Doot doo doo, Doot doot doo doo.

If you want me meet me at electric chapel,
(Electric chapel, electric chapel)
If you want me meet me at electric chapel,
(Electric chapel, electric chapel)
If you want to steal my heart away,
Meet me meet me baby in a safe place,
Come on meet me
In electric chapel.

Confess to me where you have been,
Next to the bar.
Doot doo doo,
Doot doot doo doo.

Pray for your sins,
Right under the glass disco ball.
Doot doo doo,
Doot doo doo doo.

Follow me don’t be such a holy fool.
Follow me I need something sacred from you.

Together we’ll both find a way,
To make a pure love work in a dirty way

Chorus

Oh, oh,
Uh uh uh,
Uh uh uh.

Uh, uh, uh, uh, uh.
Oh, uh, uh, uh, uh.

Meet me, meet me, meet me.
Meet me, meet me.

Chorus

(Meet me, meet me)
Tradução
Meu corpo é santuário,
Meu sangue é puro
Doot doo doo
Doot doot doo doo

Você me quer tanto, eu acho você legal
Mas eu não tenho certeza
Doot doo doo
Doot doot doo doo

Siga-me, não seja um tolo santo
Siga-me, eu preciso de algo mais de você

Não se trata de sexo ou champanhe seu tolo santo
Doot doo doo
Doot doot doo doo

Se você me quiser, me encontre na capela elétrica
(Capela elétrica, capela elétrica)
Se você me quiser, me encontre na capela elétrica
(Capela elétrica, capela elétrica)
Se você quiser roubar meu coração,
Encontre-me, me encontre, baby, em um lugar seguro,
Venha me encontrar
Na capela elétrica

Confesse pra mim onde você esteve,
Próximo ao bar
Doot doo doo
Doot doot doo doo

Reze pelos seus pecados
Embaixo do globo de espelhos
Doot doo doo
Doot doot doo doo

Siga-me, não seja um tolo santo
Siga-me, eu preciso de algo sagrado de você

Juntos nós acharemos uma maneira
De fazer amor puro funcionar de eu jeito sujo

Refrão

Oh, oh,
Uh uh uh,
Uh uh uh.

Uh, uh, uh, uh, uh.
Oh, uh, uh, uh, uh.

Encontre-me, encontre-me
Encontre-me

Refrão

(Encontre-me, encontre-me)

“A Monster Ball é uma capela elétrica. A música fala sobre a necessidade de se sentir seguro pra encontrar o amor.”
TEMA: Sexo seguro

Apesar do sentido da música estar entre linhas, não é difícil perceber o significado de Eletric Chapel. Uma das músicas mais inteligentes do álbum, não só pela escolha do tema, mas também pela escolhe precisa das palavras.

Logo de cara, GaGa começa a música dizendo que seu corpo é um santuário e seu sangue é puro.
Santuários são locais sagrados, e ao caracterizar seu corpo assume o sentido de que ele é um tempolo: imaculado, santo e puro – intocado! Quem percebeu que a garota é virgem ganha 1 ponto.
O puro que caracteriza seu sangue está no sentido mais literal da palavra. Uma música que fala sobre sexo e uma garota virgem com sangue puro… doenças sexualmente transmissíveis são transmitidas pelo sangue, certo? Se sacou isso, mais 1 ponto.

A seguir, Gaga diz que alguém – obviamente um rapaz – a quer muito, e ela até o acha legal, mas ela não tem certeza. É um alerta para as pessoas pensarem antes de tomarem decisões e não se deixarem levar pelo momento.

No segundo verso da música, GaGa revela o caráter do seu galanteador quando o manda rezar pelos seus pecados perante um globo de discoteca. Ele é um pecador, ou seja, não é um bom rapaz. É por isso que ela não tem certeza, como disse acima. O fato de pedir perdão pelos seus pecados diante de um globo de discoteca é um flagrante mais que óbvio de que o pop é nossa religião, e se você percebeu isso, parabéns, mais 2 pontos.

Na primeira ponte, ela diz para ele segui-la, pois ela precisa de algo a mais dele, deixando claro que não se trata de sexo ou de champanhe. Na segunda, diz que precisa de algo sagrado dele, e que assim, juntos encontrarão um jeito de fazer amor puro de um modo sujo.
Se você quiser roubar meu coração, me encontre em um lugar seguro” – é disso que a música trata o tempo todo. Se você quer me amar, se você quer fazer sexo, tem que ser de modo seguro. Na capela elétrica. Sexo seguro. Sexo com camisinha.

As próprias palavras sugerem isso:
Elétrico = sexo.
Capela: seguro.

No fim da música, GaGa fica repetindo “meet me” (encontre-me) diversas vezes, o que soa mais como um orgasmo – ainda mais se você levar em conta que parece que ela fala ‘eat me’ na confusão: coma-me.

- Rodada Bônus:
A maioria das palavras, como eu disse, foram minuciosamente escolhidas, com o objetivo de se aproximar de conceitos e palavras de teor religioso. Por exemplo: corpo e sangue (vinho), tolo santo, capela elétrica, confessar, rezar, sagrado – a maioria das palavras miram um vocabulário espiritual, e se sacou isso, ganhe 1 ponto extra.
 

Vídeo Destaque

PARCEIROS

    
    

Lady Quem ?

Lady Gaga é o nome artístico de Stefani Joanne Angelina Germanotta, nascida no dia 28 de março de 1986 na cidade de Nova York, Filha de Joseph Germanotta e Cythnia Germanotta Tendo uma unica Irmã chamada Natali Germanotta.