Análise: Lady Gaga – The Queen

7 de outubro de 2011
A análise de todas as músicas do álbum Born This Way, a análise é feita por Lucas Alvarenga explica e expões todos os pontos de cada música do álbum, todos os dias você vai conferir aqui uma música na ordem do encarte, confira abaixo a análise:






THE QUEEN
Ouça a música no canal oficial da Lady Gaga no Vevo:

Letra
Oh, tonight I’m gonna show,
Them what I’m made of, oh,
The killer queen inside me’s
Coming to say hello.

Oh, tonight I will return,
The fame and riches earned,
With you I’d watch them all be burned.
Woah, woah.

Whenever I start feeling strong,
I’m called a bitch in the night.
But I don’t need these 14 karat guns to win,
I am a woman, I insist, it’s my life.

I can be, the queen that’s inside of me.
This is my chance to release,
And be brave for you, you’ll see.
I can be, the queen you need me to be.
This is my chance to be the dance,
I’ve dreamed is happening,
I can be the queen.

I am wind and hurricane,
The stormy sky and rain,
When you run dry I’ll flood your pain.
Woah, woah.

In between the moments of,
The lady I’ve become,
A voice speaks through the noise like drums,
Rum pum pum pum.

Pre-Chorus

Chorus

The que ee- ee -ee-ee ee- ee-eeen,
The queen queeen queeeen,
Queen queeen queeeen,
Queen queeen queeeen.

Starry night come inside me like never before,
Don’t forget me when I come crying to Heaven’s door.
I will fly on a challenger across the sky,
Like a phoenix so you can remind them of the dream I bore.

Woah oh, woah oh, woah oh.
Woah oh, woah oh, woah oh.
Tradução
Oh, hoje à noite eu vou mostrar
A eles do que eu sou capaz, oh
A rainha assassina que há dentro de mim
Está saindo pra dizer ‘olá’

Oh, hoje à noite vou devolver
A fama e as riquezas conquistadas
Com você eu assistiria tudo isso queimar
Woah Woah

Sempre que eu começo a me sentir forte
Eu sou chamada de vadia na noite
Mas eu não preciso dessas armas de 14 quilates para vencer
Eu sou uma mulher, eu insisto, é a minha vida

Eu posso ser a rainha que está dentro de mim
Esta é a minha chance de me libertar
E ter coragem por você, você verá
Eu posso ser a rainha que você precisa que eu seja
Esta é a minha chance de ser a dança
Eu sonhei, está acontecendo
Eu posso ser a rainha

Eu sou o vento e o furacão
O céu de tempestade e a chuva
Quando você secar eu inundarei sua dor
Woah woah

Entre os momentos da
Lady que me tornei
Uma voz fala através do barulho como tambores
Rum pum pum pum

Pré-Refrão

Refrão

Noite estrelada entre em mim como nunca antes
Não se esqueça de mim quando eu vier chorando aos portões do Céu
Eu vou voar em um Challenger através céu
Como uma fênix para poder lembrá-los do sonho que eu tinha

Woah oh, woah oh, woah oh.
Woah oh, woah oh, woah oh.
“The Queen é sobre coragem. É sobre não ter medo de ser grande.”
TEMA: Sentimentos Pessoais.

The Queen, apesar de bonus track, é uma das letras mais pessoais e trabalhadas do álbum. É repleta de referências, resgatando não só elementos das décadas passadas (como uma solo de guitarra no final da música e canções da banda Queen), mas também mantendo uma relação direta com suas próprias músicas. É uma música sincera, sonhadora e que traduz como a cantora se sente.

A primeira referência vem de dentro do próprio álbum. A música começa com sinos tocando, os mesmos sinos que badalam durante toda da música anterior, Eletric Chapel, e os mesmos sinos descritos em Marry The Night (skeleton guns are wedding bells in the attic – vedadores são sinos de casamento no sótão). São os sinos de casamento na união com a noite – o clímax da música.

A maior das referências é na construção da letra. Há seis anos, a ainda Stefani Germanotta lançava seu EP chamado Red and Blue, composto de cinco músicas. Um delas é No Floods e se contrapõe o tempo inteiro com a letra de The Queen.

A principal idéia dessa faixa é mostrar o reino conquistado por uma rainha sonhadora. De 2005 pra cá, GaGa saiu de Nova York com nada mais que um sonho, conquistou milhares de fãs e se tornou uma rainha assassina, que mataria e se sacrificaria por eles. Já No Floods conta o começo dessa história, quando uma ‘princesa do metrô central’ deu adeus a todos os seus amados pra seguir seus sonhos. Acho que nunca afirmei que algo tinha sido feito intencionalmente, mas fica óbvio que a relação entre essas duas músicas foi intencional.
ㅤTHE QUEEN: “Oh, tonight I’m gonna show,
ㅤㅤThem what I’m made of, oh,
ㅤㅤThe killer queen inside me’s coming to say hello.”
ㅤㅤNO FLOODS: “I never ever thought I’d live away
ㅤㅤfrom everybody I love and say goodbye
ㅤㅤnow I’m the princess of a downtown train.”

GaGa começa a música dizendo que hoje a noite vai mostrar a todos do que ela é capaz. A “Rainha Matadora” (referência a famosa música da banda Queen, Killer Queen) que existe dentro dela está surgindo pra dizer olá a todos.
Em No Floods, GaGa diz que é a princesa do metrô central, e que nunca pensou que um dia fosse dizer adeus a todos que ama. É fácil perceber a relação entre os dois versos. Se antes ela era a princesa de Nova York, saindo em uma jornada com nada mais que um sonho, e que nunca imaginou que diria adeus aos seus amigos e parentes, agora ela canta sobre ser uma rainha que vem dizer olá ao seu reino conquistado – todos os seus fãs.

A segunda parte do primeiro verso é uma constatação do que GaGa sempre afirmou: ela odeia dinheiro. Quando ela diz que irá retornar todo o dinheiro e a fama ganhos, ela quer dizer literalmente devolver – não em forma de dinheiro, mas sim na imagem batalhadora que ela ostenta. Uma rainha guerreira, que batalha por direitos iguais quando a maioria dos seus fãs (gays) são tratados como diferentes. A rainha assassina, que irá assistir toda essa merda queimar.
ㅤTHE QUEEN: “I am wind and hurricane,
ㅤㅤThe stormy sky and rain,
ㅤㅤWhen you run dry I’ll flood your pain.
ㅤㅤWoah, woah.”
ㅤㅤNO FLOODS: “No matter lightning or thunder,
ㅤㅤBuckets of rainwater
ㅤㅤYou can’t flood this town
ㅤㅤIn a world unknown you’ve gotta hold your own
ㅤㅤIf you can’t stop me
ㅤㅤYou’re never ever ever gonna stop me now.”
No segundo verso, através de um elaborado jogo de palavras, ela diz que toda vez que você secar (se sentir mal, pra baixo e sofrendo), ela é o começo e o fim (vento e furacão / céu nublado e tempestade), com quem você pode contar e que será capaz de inundar sua dor – te fazer sentir melhor.
Já em No Floods, ela também usa elementos da natureza – não importa relâmpagos ou trovões, nem baldes de água da chuva, você não pode inundar essa cidade – para dizer que eles não podem pará-la. E de fato, nada disso pôde impedi-la de batalhar pelos seus sonhos.
ㅤTHE QUEEN: “In between the moments of,
ㅤㅤThe lady I’ve become,
ㅤㅤA voice speaks through the noise like drums,
ㅤㅤRum pum pum pum.”
ㅤㅤNO FLOODS: “But when I walk down the street I hear them say
ㅤㅤ‘There she goes, that crazy girl…
ㅤㅤshe thinks she’s something in this world’.”
Ainda no segundo verso, GaGa fala que nos momentos em que ela se tornava uma ‘Lady’, ela ouvia vozes através do barulho como batidas de tambores – o ‘rum pum pum pum’ é uma tentativa de reproduzir o barulho de um tambor. Não é difícil imaginar quais são as típicas vozes e conversas que uma estrela em ascensão (ou tentando ser uma) deve ouvir.
Em No Floods essas vozes ficam claras: ela diz que toda vez que passava pela rua, ouvia as pessoas dizerem ‘lá vai ela, aquela garota maluca… ela pensa que será algo no mundo’. Pessoas que não acreditavam que a ‘princesa do metrô do centro de nova york’ se tornaria ‘a rainha que você precisa que ela seja’.
Na ponte que liga os versos ao refrão, ela diz que toda vez que se sente forte, é chamada de vadia. É um verso não exatamente feminista, mas sim anti-machista, já que às vezes uma mulher segura em relação a si mesmo e sua sexualidade é tida como vulgar, polêmica ou vadia. O fato de ela abdicar sua arma de ouro de 14 quilates mostra duas coisas: ela não precisa, e nem precisou, recorrer a violência e a dinheiro para vencer.

ㅤㅤTHE QUEEN: “I’ve dreamed is happening,
ㅤㅤI can be the queen.”

ㅤㅤNO FLOODS: “So I just close my eyes and dream.”
No refrão, ela fala sobre ser a rainha que há dentro dela, pronta pra se libertar. Uma rainha corajosa e que ela sempre sonhou ser. Uma rainha para os seus fãs.

ㅤㅤTHE QUEEN: “Starry night come inside me like never before,
ㅤㅤDon’t forget me when I come crying to Heaven’s door.
ㅤㅤI will fly on a challenger across the sky,
ㅤㅤLike a phoenix so you can remind them of the dream I bore.”

ㅤㅤNO FLOODS: “To the stars in the land
ㅤㅤFire can’t burn these hands.”
Na ponte final da música, GaGa curiosamente cita Challenger, o segundo ônibus espacial criado pela NASA e que explodiu numa missão no ano de 1986 e matou todos os tripulantes. Se prestaram atenção, o ano em que Challenger explodiu é o mesmo em que GaGa nasceu.
Já a Fênix, também citada na ponte, é um pássaro de fogo que morre e renasce das próprias cinzas. Sendo assim, dá pra perceber que nesse último verso ela descreve o acidente.
A primeira linha, junto com a terceira, descreve o momento da decolagem de Challenger, adentrando o céu como nunca o fez antes;
A quarta mostra, através da metáfora com uma fênix, o momento da explosão – basta imaginar uma pássaro de fogo cortando o céu;
e a segunda é o momento da morte, onde ela diz para todos nunca se esquecerem dela quando ela chegar ao paraíso (morrer).

Sabendo que os tripulantes do ônibus espacial receberam diversos tributos e homenagens após sua morte, e o fato de eu não saber se o Challenger representa algo especial para GaGa, acredito que a mensagem que ela queira passar é que assim como eles, ela quer morrer honradamente, batalhando, fazendo o que ama e de maneira memorável, sendo assim lembrada por todos. A primeira e a quarta linha explicam bem isso:

- Não se esqueça de mim quando eu chorar pelos portões do céu: não se esqueça de mim quando eu morrer. Percebam que ela ”’implora”’ para ser lembrada.
- Vou voar em um Challenger pelo céu, como uma fênix, assim você se lembrará dos sonhos que eu tinha: aqui ela muda de posição completamente. Ela diz que vai voar em um Challenger como um fênix (explosão – morte – glória), assim você se lembrará dela e de seus sonhos.

A música termina com uma solo de guitarra, samples de músicas da banda Queen. Por curiosidade, vale ressaltar que o “Manifesto of Little Monsters” é uma extensão da música: fala sobre o reino, seus rei e suas rainha. “Quando você estiver solitário, eu estarei solitária também.
 

Vídeo Destaque

PARCEIROS

    
    

Lady Quem ?

Lady Gaga é o nome artístico de Stefani Joanne Angelina Germanotta, nascida no dia 28 de março de 1986 na cidade de Nova York, Filha de Joseph Germanotta e Cythnia Germanotta Tendo uma unica Irmã chamada Natali Germanotta.