Análise: Lady Gaga – Government Hooker

24 de setembro de 2011
A análise de todas as músicas do álbum Born This Way, a análise é feita por Lucas Alvarenga explica e expões todos os pontos de cada música do álbum, todos os dias você vai conferir aqui uma música na ordem do encarte, confira abaixo a terceira análise:




GOVERNMENT HOOKER


Letra
Gaga, ga oh-ah
Gaga, ga oh-oh-oh
(Io ritorne, io ritorne.
Io ritorne, io ritorne.
Goverment Hooker, eh

I can be good,
If you just wanna be bad.
I can be cool,
If you just wanna be mad.
I can be anything,
I’ll be your everything,
Just touch me baby.
I don’t wanna be sad.

As long as I’m your hooker.
(Gov. : Back up and turn around)
As long as I’m your hooker.
(Gov. : Put your hands to the ground)
As long as I’m your hooker.
(Gov. : Back up and turn around)
As long as I’m your hooker.
(Gov. : Get down)

Hoo-ooookaaaaaaaa-er, yeah you’re my hooker.
Hoo-ooookaaaaaaaa-er, government hooker.
Hoo-ooookaaaaaaaa-er, yeah you’re my hooker.
Hoo-ooookaaaaaaaa-er, government hooker.

I’m gonna drink my tears tonight,
I’m gonna drink my tears and cry,
‘Cause I know you love me baby,
I know you love me baby.

I could be girl,
Unless you want to be man.
I could be sex,
Unless you want to hold hands.
I could be anything,
I could be everything, (iku, iku)
I could be mom,
Unless you want to be dad. (oh mi papito)

Pre-Chorus

Chorus

Put your hands on me,
John. F. Kennedy,
I’ll make you squeal baby,
As long as you pay me.
I’m gonna drink my tears tonight,
I’m gonna drink my tears and cry,
‘Cause I know you love me baby,
I know you love me baby.
Chorus
Second Verse
[(Io ritorne)]

I wanna fuck government hooker.
(Gov. : Back up and turn around)
Stop fucking me government hooker.
(Gov. : Put your hands on the ground)
I wanna fuck government hooker.
(Gov. : Back up and turn around)
Stop fucking me government hooker.
(Gov. : Get down)
Yes.
Ha ha ha
Tradução
GaGa, ga oh, ga
GaGa, ga oh
Eu retornei, eu retornei
Eu retornei, eu retornei
A prostituta do governo, eh

Eu posso ser boazinha
Se você quiser ser malvado
Eu posso ser legal
Se você quiser enlouquecer
Eu posso ser qualquer coisa,
Eu poderei ser tudo pra você
É só me tocar, baby
Eu não quero ficar triste

Contanto que eu seja sua prostituta
(Gov: Volte aqui e vire-se)
Contanto que eu seja sua prostituta
(Gov: Coloque as mãos no chão)
Contanto que eu seja sua prostituta
(Gov: Volte aqui e vire-se)
Contanto que eu seja sua prostituta
(Gov: Abaixe-se)

Prostituta, sim, você é minha prostituta
Prostituta, a prostituta do governo
Prostituta, sim, você é minha prostituta
Prostituta, a prostituta do governo

Eu vou beber minhas lágrimas hoje à noite
Eu vou beber minhas lágrimas e chorar
Porque eu sei que você me ama, baby
Eu sei que você me ama, baby

Eu poderia ser a garota
A menos que você queira ser o homem
Eu posso ser sexy
A menos que você queira andar de mãos dadas
Eu poderia ser qualquer coisa,
Eu poderia ser tudo (iku iku)
Eu poderia ser mãe
A menos que você queira ser pai (ai meu papito)

Pré-Refrão

Refrão

Coloque as suas mãos em mim
John F. Kennedy,
Eu vou fazer você gritar baby,
Enquanto você me pagar
Eu vou beber minhas lágrimas hoje à noite
Eu vou beber minhas lágrimas e chorar
porque eu sei que você me ama, baby
eu sei que você me ama, baby

Refrão

Segundo verso
[(Eu retornei)]

Eu quero foder, prostituta do governo
(Gov: Volte aqui e vire-se)
Pare de me foder, prostituta do governo
(Gov: Vá pra o chão)
Eu quero foder, prostituta do governo
(Gov: Volte aqui e vire-se)
Pare de me foder, prostituta do governo
(Gov: Abaixe-se)

Sim.
Ha ha ha
“O humor da música é que é como se fosse uma máquina me dizendo o que fazer, e felizmente eu faço, contanto que seja fudida. É uma metáfora para como o governo nos fode hoje em dia, mas também faz graça das popstar que fazem milhares de plásticas – eu irei fazer qualquer coisa enquanto você me pagar e me ferrar.”

TEMA: Crítica à política.

A música começa com algo que lembra um mantra, uma espécie de cantiga religiosa repetitiva, com GaGa declarando “Io ritorne” em italiano, equivalente a eu retornei/eu vou retornar em português. A presença de recursos sonoros que lembram um culto religioso está presente em diversas outras músicas, como será possível ver mais à frente.

Essa é a primeira música do álbum que trata sobre críticas à política e GaGa faz isso bem. No primeiro e segundo versos, ela mostra a submissão da sociedade perante o governo através de uma comparação debochada: uma prostituta obediente sendo fudida.

Além do italiano na introdução, GaGa fala “iku iku”, no segundo verso, expressão japonesa usada quando se está prestes a ter um orgasmo, e em seguida, “ai mi papito”, que significa ai meu papai em espanhol e contribuiu para deixar a música com um ar mais debochado.

Na ponte da música, GaGa cita o nome do presidente americano John F. Kennedy para reforçar a idéia de prostitua do governo, uma vez que o presidente teve um dos mais famosos casos de adultério com ninguém menos que Marilyn Monroe.


“Os dois figuram entre os ícones do século XX e suas vidas se cruzaram numa trama de sexo, drogas e poder. Marilyn Monroe, o maior símbolo sexual de todos os tempos, e John Fitzgerald Kennedy, o mais cultuado presidente americano, mantiveram um relacionamento durante boa parte da década de 50 até o começo dos anos 60, quando ambos morreram – ela, de overdose de calmantes; ele, assassinado.

JFK converte a Casa Branca num bacanal, e Marilyn seduz quem vê pela frente, sempre à beira da loucura, obcecada com a idéia de ser primeira-dama de seu país. Apesar do lugar bastante especial em seu harém, o presidente sempre deixou claro que política e poder estavam acima de tudo. O que não o fazia desistir de seus encontros com a estrela – alvo de sua cobiça desde o tempo em que ele admirava sua fotografia nua, em frente à cama de hospital, quando se recuperava de uma cirurgia na coluna.”

No fim, as súplicas e ordens do governo, na voz do segurança da GaGa, Peter.

 

Vídeo Destaque

PARCEIROS

    
    

Lady Quem ?

Lady Gaga é o nome artístico de Stefani Joanne Angelina Germanotta, nascida no dia 28 de março de 1986 na cidade de Nova York, Filha de Joseph Germanotta e Cythnia Germanotta Tendo uma unica Irmã chamada Natali Germanotta.